
Não adianta ter uma boa ideia e capital inicial para se abrir uma empresa se o empresário desconhece as responsabilidades que assume quando se resolve empreender e, principalmente, se não conhece o próprio negócio.
No dia 17 de outubro de 2019 o IBGE divulgou um estudo demonstrando que vinte e um por cento das empresas que são abertas no Brasil fecham no primeiro ano de atividade. Em outro estudo realizado entre os anos de 2012 e 2017 ficou constatado que 60% delas não conseguem completar cinco anos de atividade. Por fim, somente 25% completam 10 anos de existência de acordo com os dados relativos ao período de 2008 a 2018.
Num estudo realizado pelo SEBRAE/SP foram apontados três principais motivos para a morte de uma empresa: falta de planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento do empreendedor.
De acordo com o trabalho mais da metade dos empreendedores não realizou o planejamento dos itens básicos antes do início das atividades e 32% não conheciam os aspectos legais do próprio negócio. Mais de sessenta por cento não procuraram ajuda para abertura do negócio.
Por esta razão a atuação de um profissional especializado se torna fundamental para o sucesso do empreendimento. Os aspectos abaixo devem ser avaliados e debatidos pois compõem os pilares de um bom planejamento tributário que deve anteceder a abertura da empresa, são eles:
- Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE)
- Contrato Social
- Tipo Societário
- Regime Tributário
Quer saber mais? Entre em contato pelo link abaixo: